PATRULHEIRO PROTETOR E AMIGO

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Guarda Municipal Atende Pedido de Socorro de Idosa dentro de Residência


Ilha Solteira - SP

No dia 16/11/2013 por volta das 23:15 min a guarnição da Viatura Operacional prefixo 299 composta pelo GM Cristofoli e GM Marilza compareceram no Passeio Cambará viela de 200 para averiguar um pedido de socorro feito via telefone. A vítima A.A.E ( 93 anos) que estava em sua residência, estava tentando ligar para seus familiares, porém errou o número e a ligação caiu na residência do GM Hércules, no qual imediatamente acionou a central de monitoramento da Guarda Municipal para averiguar o pedido de socorro. No local a guarnição constatou que a residência da vítima estava fechada e ninguém respondia. O Corpo de Bombeiros também foi acionado para dar apoio e foi feito uma nova ligação na residência da vítima e a mesma confirmou a veracidade da ocorrência e que estava caída no piso da sala e não conseguia se levantar, pois estava machucada. A guarnição em contato com vizinhos, conseguiu uma escada e obtiveram êxito em cortar o fio da cerca elétrica do muro e adentrar a residência, sendo constatado que a vítima estava caída no piso da sala, onde foi feito os primeiros socorros sendo  imobilizada e retirada na prancha do Corpo de Bombeiros. A vítima A.A.E relatou que estava no quarto quando sofreu uma queda e não conseguia se levantar, tendo que se rastejar até a sala para conseguir pegar o telefone e pedir socorro, pois estava sozinha em casa. A vítima apresentava escoriações no membro superior direito, dor na lombar e estava sangrando, sendo conduzida até o pronto socorro pela equipe do Corpo de Bombeiros. A Família já havia sido avisada pelos vizinhos e se deslocaram até o hospital.

Guarda Municipal localiza Motocicleta Furtada


Ilha Solteira - SP

 Em patrulhamento de rotina pela Avenida Brasil norte no dia 11/12/2013 por volta das 22:03 min, a guarnição da Viatura Operacional prefixo 299 composta pelo GM Cristofoli e GM Sabino foram solicitados pela vítima B.B.R.R (29 anos) que estava apavorada próximo ao Auto Posto Universitário, relatando que havia deixado seu veículo estacionado em frente a sua residência  e após precisar sair, vislumbrou que sua moto já não estava mais pelo local. A vítima passou as características da motocicleta marca Honda CG 125 Titan KS, ano 2003, cor azul que havia acabado de ser furtada no Passeio Fortaleza viela de 200. A guarnição após tomar ciência dos fatos e qualificar a proprietária e os dados do veículo, efetuou um patrulhamento nas imediações onde a motocicleta havia sido furtada e por volta das 22:13 min a guarnição logrou êxito em localizar a motocicleta abandonada entre o  Passeio Fortaleza e Passeio Sobral viela de 300, porém não foi localizado o autor do furto. A proprietária foi avisada  via fone para comparecer no local, pois sua motocicleta havia sido localizada. A vítima B.B.R.R após verificar o veículo, não constatou nenhuma alteração aparentemente. O veículo foi entregue a sua proprietária.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Maior Apreensão de Drogas em Ilha Solteira






Ilha Solteira - SP

 No dia 11-12-2013 por volta das 00:45 min. a Guarda municipal foi solicitada pela Policia Militar para dar apoio em uma ocorrência de apreensão de Drogas. Segundo os policias envolvidos, um veiculo Honda Civic que transitava sentido Selvíria-MS / Ilha Solteira-SP ao perceber a presença dos policiais abriu em fuga sentido a cidade, percorrendo varias ruas do município sendo acompanhado pela guarnição da policia militar, e ao transitar em alta velocidade na Rua correntes sentido Alameda Piauí o veiculo chocou-se em um poste da Alameda. E com o impacto vários tabletes de maconha vieram a cair do porta mala do automóvel e o condutor seguiu  fuga a pé tomando rumo ignorado, onde aparentemente estava bastante ferido, pois foi encontrado pedaços de pele, cabelo e sangue junto ao pára-brisa do carro. A Policia Militar, Guarda Municipal e Policia Civil fizeram busca por todas as imediações porém sem êxito em localizar o condutor do veículo Honda Civic. 
Segundo os Policiais as evidencias apresentadas no veiculo com placa de Praia Grande possivelmente pode ser produto de furto ou roubo, e devido os danos causado no automóvel em virtude do choque com o poste o mesmo teve que ser guinchado e deixado na Delegacia de Polícia Civil para perícia.
Todo material foi recolhido e conduzido a Delegacia de Policia sendo contabilizado 165 tabletes totalizando 145 Kg de maconha.
Segundo informações da policia civil apesar do cerco feito o condutor do veiculo conseguiu fugir porém as buscas continua afim de capturar o meliante.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Prefeitura Assina Convênio com a Marinha do Brasil - Delegando Poder a Guarda Municipal para Fiscalização de Embarcações


Ilha Solteira m- SP

No último dia 28 de Novembro, o Prefeito Municipal de Ilha Solteira Bento Carlos Sgarboza, recebeu no gabinete o Almirante Liseo Zampronio, Comandante do 8o. Distrito Naval da Marinha do Brasil.
A visita teve como escopo à assinatura de Convênio entre a Marinha do Brasil e a Prefeitura de Ilha Solteira, objetivando a delegação de poder à Guarda Municipal para á realização de fiscalização do tráfego de embarcações que ponham em risco a integridade física de qualquer pessoa nas áreas adjacentes às praias.
O Almirante Liseo Zampronio, disse que esta iniciativa é pioneira na área do 8o. Distrito Naval, sediado na cidade de São Paulo, destacando que Ilha Solteira é o primeiro Município a assinar este tipo de convênio do interior Paulista.
A Guarda Municipal, já possui embarcação para este fim e recentemente, recebeu treinamento para utilização correta da embarcação.
Os integrantes passaram por um treinamento para preenchimento de Termo de Colheita e realizarão.
Os Munícipes e moradores de cidades vizinhas, serão beneficiados, pois, através desta ação, provas de Arrais Amador, bem como Cursos de Aquaviários, poderá ser realizados em Ilha Solteira, evitando o deslocamento para Barra Bonita ou Presidente Epitácio.
Participaram também do ato de assinatura o Comandante Alves, o Cap de Fragata Costa Lima (Comandante da CFTP de Barra Bonita), Gilmar Batista Soares (Secretário Municipal de Segurança), o GM Renato Augusto Alves (Chefe de Divisão de Segurança e Trânsito), os vereadores Baixinho (Isakar) e Tereza Rocha.
Fonte: Divisão de Comunicação - Prefeitura Municipal de Ilha Solteira - SP


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Regulamenta a Portaria da NR 16, da Lei 12.740/2012, garantindo o pagamento dos 30% de periculosidade.


MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO
GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA N.º 1.885, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2013
(DOU de 03/12/2013 Seção I Pág. 102)
Aprova o Anexo 3 - Atividades e operações perigosas
com exposição a roubos ou outras espécies de violência
física nas atividades profissionais de segurança pessoal
ou patrimonial - da Norma Regulamentadora n.º 16 -
Atividades e operações perigosas.
       
O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das atribuições que lhe
conferem o inciso II do parágrafo único do art. 87 da Constituição Federal e os arts. 155 e 200
da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n.º 5.452, de 1º de maio
    
Art. 1º Aprovar o Anexo 3 - Atividades e operações perigosas com exposição a roubos
ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou
patrimonial – da Norma Regulamentadora n.º 16 - Atividades e operações perigosas, com a
redação constante no Anexo desta Portaria.
Art. 2º Serão descontados ou compensados do adicional outros da mesma natureza
eventualmente já concedidos ao vigilante por meio de acordo coletivo, nos termos do § 3º do
art. 193 da CLT.
Art. 3º Os efeitos pecuniários decorrentes do trabalho em condições de periculosidade
serão devidos a contar da data da publicação desta Portaria, nos termos do art. 196 da CLT.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
MANOEL DIAS
ANEXO 3 da NR-16
ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS COM EXPOSIÇÃO A ROUBOS OU OUTRAS ESPÉCIES DE
VIOLÊNCIA FÍSICA NAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PESSOAL OU PATRIMONIAL
1. As atividades ou operações que impliquem em exposição dos profissionais de
segurança pessoal ou patrimonial a roubos ou outras espécies de violência física são
consideradas perigosas.
         
2. São considerados profissionais de segurança pessoal ou patrimonial os
trabalhadores que atendam a uma das seguintes condições:
       
a) empregados das empresas prestadoras de serviço nas atividades de segurança
privada ou que integrem serviço orgânico de segurança privada, devidamente registradas e
autorizadas pelo Ministério da Justiça, conforme lei 7102/1983 e suas alterações posteriores.
    
b) empregados que exercem a atividade de segurança patrimonial ou pessoal em
instalações metroviárias, ferroviárias, portuárias, rodoviárias, aeroportuárias e de bens
públicos, contratados diretamente pela administração pública direta ou indireta.
       
3. As atividades ou operações que expõem os empregados a roubos ou outras espécies
de violência física, desde que atendida uma das condições do item 2, são as constantes do
quadro abaixo:
Publicado em 03/12/2013 no Diário Oficial da União.

domingo, 10 de novembro de 2013

Acidente de Trânsito sem Vítima - Alameda das Hortência - Bairro Ipê



Ilha Solteira - SP

A Guarda Municipal foi solicitada no dia 08/11/2013 as 12:05 min pelo Chefe de Divisão da Guarda Municipal GM Renato, informando que ao entrar no Bairro Ipê, vislumbrou um acidente de trânsito envolvendo um caminhão que se encontrava tombado próximo a ribanceira da ponte. Ao chegar no local a guarnição da viatura Operacional prefixo 299 composta pelo GM Fabiano e GM Luiz, solicitaram a viatura de Apoio prefixo 259 composta pelo GM Cristofoli para auxiliar na sinalização do local , devido a situação crítica do acidente. O motorista O.B.S (59 anos),  do caminhão gaiola, marca Mercedes Benz/L 1620, ano 2001, cor branco, relatou que o caminhão estava estacionado na Alameda das Hortência, em funcionamento, e o mesmo estava atrás do caminhão, quando percebeu que o veículo estava descendo sozinho,  tentou correr para frear o veículo, porém não conseguiu , e observou quando o caminhão desceu a via, vindo a danificar uma  placa de sinalização pública, uma lixeira particular e parte da cerca de uma chácara particular, vindo a chocar-se contra  um poste de madeira de energia elétrica, e após, tombou próximo a ribanceira da ponte, porém não atingiu nenhum transeunte pelo local. A empresa Elektro compareceu no local e efetuou o desligamento da energia elétrica, pois o poste e os fios estavam pendurados próximo a via, colocando em risco a vida dos moradores e transeuntes daquela localidade.  A guarnição da viatura Operacional prefixo 299 composta pelo GM Fabiano e GM Luiz efetuaram a sinalização,  fechamento e o isolamento da área de acesso a Alameda das Hortência, permitindo o acesso somente a empresa  Elektro para que efetuasse a retirada do poste e a substituição dos fios. O condutor do veículo foi convidado pelo GM Cristofoli a comparecer na Delegacia de Polícia Civil onde foi lavrado o boletim de ocorrência para providencias de praxe.  O documento do veículo encontrava-se em ordem, bem como do motorista. 

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Acidente de Trânsito com Vítima - Bairro Jardim Aeroporto





Ilha Solteira - SP

A Guarda Municipal foi solicitada por populares no dia 30/10/2013 as 08:08 min da manhã para comparecer na Rua 13 com a Rua 10 do Bairro Jardim Aeroporto, devido ter ocorrido um acidente de trânsito com vítima, envolvendo uma motocicleta marca Honda Biz 125, ano 2010, cor azul, conduzida por S.R.F (38 anos) e um caminhão marca Ford/ F-12.000, cor branca, ano 1994, conduzido por D.R.N (58 anos). O condutor declarou que estava em serviço e que conduzia o caminhão da coleta de lixo pela Rua 13 no cruzamento com a Rua 10, e ao passar pelo cruzamento com a Rua 10, reduziu, porém como não avistou nenhum veículo devido as árvores existentes naquela esquina, e atravessou, momento que a condutora da motocicleta veio a colidir na parte frontal do caminhão. A testemunha V.B.S relatou que estava próximo ao local do acidente, e viu o momento que o caminhão da coleta de lixo atravessou a via, desrespeitando a preferencial da moto que vinha pela Rua 10, onde a condutora não conseguiu frear e colidiu na frente do caminhão. Com a colisão a condutora da motocicleta foi arremessada ao solo, sofrendo várias escoriações. A guarnição da viatura Operacional prefixo 299 composta pelo GM Fabiano e GM Luiz permaneceram com a vítima até a chegada da equipe do Corpo de Bombeiros, que após efetuar os primeiros socorros, conduziu a vítima até o pronto socorro municipal que após passar por exames foi constatado um deslocamento da clavícula e ferimentos nos dedos dos pés. A guarnição da viatura de Apoio prefixo 259 composta pelo GM Cristofoli e GM Marilza, juntamente com a equipe da Polícia Militar permaneceram no local orientando e desviando o fluxo do trânsito até a remoção da vítima pelo Corpo de Bombeiros. Os documentos dos veículos encontravam-se em ordem, bem como os dos condutores.

Adolescente Ateia Fogo no Colchão do Prédio da Acafisa


Ilha Solteira - SP

No dia 05/11/2013  a equipe da Guarda Municipal composta pelo GM Moisés e GM Joaquim que estavam na viatura Operacional prefixo 299 foram solicitados pelo Corpo de Bombeiros para comparecer na Acafisa ( Associação Centro de Apoio Familiar de Ilha Solteira) para dar apoio no combate a um incêndio ocorrido no prédio. No local a guarnição obteve informações da funcionária da Acafisa que uma adolescente A.B (17 anos) que frequenta o local havia ateado fogo nos colchões por causa de desentendimento com outra interna. O incêndio causou danos de grandes proporções, onde um cômodo inteiro do quarto foi queimado. O Corpo de Bombeiros conseguiu conter o incêndio no quarto, evitando que se propagasse pelo restante do prédio. A funcionária do local relatou também que viu fumaça no quarto e como a adolescente já havia tentado atear fogo no colchão no período da tarde do mesmo dia, mas sem consequências, deduziu que ela estava ateando fogo no quarto novamente e rapidamente retirou as crianças e não conseguiu impedir a propagação do fogo, acionando o Corpo de Bombeiros. A adolescente foi apreendida e foi conduzida até a Delegacia de Polícia Civil, onde ficou a disposição da justiça para providencias de praxe. A guarnição de Apoio da viatura prefixo 259 composta pelo GM Cristofoli e GM Marcelo juntamente com a equipe da Polícia Militar, efetuaram o isolamento e preservação do local até a chegada da Polícia Técnica Científica. 

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Modelo do COI da Guarda Civil de São José dos Campos é Apresentado como Referência


      Sistema de monitoramento do COI é totalmente digital e conta com 491 câmeras instaladas na cidade

O sistema de segurança do COI (Centro de Operações Integradas), em São José dos Campos, foi apresentado no 3º Fórum Brasileiro de Monitoramento de Cidades, Tecnologia e Mobilidade Urbana. O evento, com foco em sistemas eletrônicos de segurança e monitoramento público, ocorre em São Vicente até esta sexta-feira, dia 18.
Na tarde de quarta-feira, dia 16, o inspetor regional da Guarda Civil Municipal, Jefferson Donizetti de Lima, fez uma apresentação sobre o modelo do COI, sistema que é considerado referência no Estado de São Paulo. Criado em dezembro de 2002, o COI integra hoje todos os serviços de emergência da cidade, pelo telefone 190, e dispõe de 491 câmeras de monitoramento instaladas em áreas públicas.
O fórum discute modelos de gestão pública municipal de centros de operações e videomonitoramento. Ao mesmo tempo, apresenta os impactos da mobilidade urbana nos sistemas integrados de gestão da segurança e o financiamento e sustentabilidade dos centros de operações e videomonitoramento público do Brasil.O uso de tecnologias associadas à segurança pública é atualmente uma das principais formas de prevenção e monitoramento de crimes e violência. A eficiência do sistema permite abordagens imediatas e coíbe atos de vandalismo e criminalidade.
Exemplo disso foi a ação da Guarda Civil Municipal, que na noite de quarta-feira (16) foi acionada pelo COI, após as câmeras flagrarem um homem roubando a carteira de uma pessoa na Praça Afonso Pena, no centro. O assaltante deixou o local e saiu caminhando, mas foi preso em flagrante pela GCM e levado para a delegacia.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Acidente de Trânsito na Rotatória do Bairro Jardim Aeroporto



Ilha Solteira - SP

Em patrulhamento no Bairro Jardim Aeroporto no dia 13/10/2013, as 13:30 min da tarde, a Guarnição da Viatura Operacional prefixo 299 composta pelo GM Fabiano e GM Marilza, vislumbraram uma "Placa de Indicação" pendurada em um dos suporte na Rotatória da Avenida Atlântica próximo do Auto Posto Rede Ativa. Segundo informações de populares, um veículo modelo Parati, cor cinza, transitava na Avenida Atlântica sentido rotatória não conseguiu efetuar a manobra, vindo a subir na rotatória, batendo na "Placa de Indicação", quebrando o suporte do lado direito, porém não houve nenhuma vítima. A equipe da Guarda Municipal registrou o ocorrido por ser patrimonio público municipal, mas não conseguiu localizar o autor no local dos fatos.

Atos de Vandalismo na Concha Acústica - Praça da Integração



Ilha Solteira - SP

No dia 12/10/2013 a equipe da Viatura de Apoio Prefixo 259 da Guarda Municipal composta pelo GM Marcelo e GM Joaquim, foram solicitados pelo GM Iarossi que ao assumir serviço na Praça da Integração vislumbrou a lateral do Palco da Concha Acústica e as Telas de Acrílico pichadas. A guarnição efetuou um patrulhamento nas imediações e pela praça, porém não foi possível localizar os autores do ato de vandalismo. Devido a praça da integração ser bem arborizada, o sistema de monitoramento não conseguiu focar as imagens nítidas da concha acústica, a fim de identificar os autores do vandalismo. O patrulhamento da Viatura da Guarda Municipal foi reforçado a fim de inibir atos de pessoas mal intencionadas.

Danos ao Patrimônio Público - Avenida Brasil Norte



Ilha Solteira - SP

Em patrulhamento de rotina pela Avenida Brasil Norte, a Guarnição da Viatura Operacional prefixo 299, composta pelo GM Cristofoli e GM Fabiano, vislumbraram próximo ao Passeio Terezina, viela de 500 um poste de iluminação duplo danificado. Segundo informações de um morador da localidade informou que por volta das 05:00 horas da manhã do dia 12/10/2013, ouviu um barulho e ao sair em frente a sua residência para saber o que tinha acontecido, observou duas pessoas empurrando um veículo de cor branco em direção ao Passeio Barras, porém não conseguiu identificar a marca e nem a placa do veículo. E quando amanheceu ficou sabendo sobre o dano causado pelo veículo com o poste de iluminação pública. Os autores do dano não foram identificados até a presente data.

Acidente de Trânsito com Vítima - Avenida Adriano Teruhiko Kishimoto


Ilha Solteira - SP

A Guarda Municipal foi solicitada no dia 13/10/2013 pela equipe do Corpo de Bombeiros para comparecer na Avenida Adriano Teruhiko Kishimoto para auxiliar na sinalização de um acidente de trânsito ocorrido por volta das 06:05 min da manhã próximo ao Lote 6 da Chácara Primavera, nº 31. A Guarnição da Viatura Operacional composta pelo GM Moacyr e GM Manoel auxiliaram na sinalização e orientação do fluxo de veículos juntamente com a Polícia Militar. Segundo informações de testemunhas, o condutor M.O.S.E (21 anos) que estava conduzindo o veículo Vectra, cor prata, ano 1997 estava em deslocamento pela Avenida sentido cidade, quando perdeu o controle do veículo, avançando para o lado oposto da via, adentrando o Lote 6 da Chácara Primavera, passando por cima da porteira do lote, vindo a sofrer uma batida em dois eucalipto. Devido a gravidade do acidente a vítima foi arremessada para fora do veículo, ficando aproximadamente cinquenta metros caída ao solo. Em razão do ocorrido a vitima sofreu múltiplas fraturas nos membros inferiores e superiores, sendo socorrido pela equipe de Resgate do Corpo de Bombeiros e conduzido até o Hospital de Ilha Solteira, porém não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O local permaneceu preservado pela equipe da Guarda Municipal e pela equipe da Polícia Militar para providencias de praxe.


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

FATALIDADE: Quatro Morrem Carbonizados em Acidente com Fiesta na Rodovia dos Barrageiros




Texto Impacto Online Moisés Eustáquio com fotos de Paparazzi News Roni Willer

ITAPURA – Quatro pessoas de Ilha Solteira morreram carbonizadas num acidente envolvendo um Ford Fiesta, na madrugada desta sexta-feira, 4,  no km 20 + 800 metros da Rodovia Gerson Dourado de Oliveira SP-595, também conhecida por Rodovia dos Barrageiros.

Uma das vítimas é a proprietária do veículo, a professora Elza Regina Avanso Urzulim, 35, dona da escola de inglês Fisk, localizada no Passeio Parati, 221, que estaria ao volante. A irmã dela, Maria Alice Urzulim Rocha, 52, também estava no carro em companhia de Bruna Cássia Zucom Marion, 21, e Gustavo Fernandes de Araújo, 21, ambos estudantes da Unesp.

O grupo seguia para visitar parentes na cidade de Araçatuba, mas a condutora, que seria Elza, perdeu o controle da direção, o carro cruzou a pista contraria, atingiu duas pequenas árvores uma ribanceira, capotou, pegou fogo e parou com as rodas para cima. Os ocupantes ficaram presos e não tiveram chance de escapar.  

Avisados pela Polícia Rodoviária de Castilho, os PMs Leandro e Zanini, de Itapura, ainda viram o Fiesta em chamas quando chegaram ao local, distante 6 km do centro da cidade, mas não puderam auxiliar as vítimas. Os corpos, reduzidos pelo fogo, ficaram irreconhecíveis. “Nunca havíamos enfrentado uma situação assim antes”, admitiu o PM Leandro.

Bombeiros de Andradina também foram acionados, junto com os PMs rodoviários Scapim e Campos, de Jales, o investigador Cristiano, de Itapura, e equipes do DER - Departamento de Estradas de Rodagem, para registrar a tragédia. Eles enfrentaram chuva e lama para auxiliar o trabalho da perícia e no resgate dos corpos carbonizados.

O carro foi desvirado e parte do teto precisou ser arrancada para que agente funerário Ronaldo da funerária Castilho recolhesse o que sobrou das vítimas. As chamas destruíram tudo, inclusive as placas e a polícia usou o número do motor para identificar a proprietária. As causas do acidente, ocorrido numa curva em declive, ainda são desconhecidas.

Apenas cerca de 3 horas depois do acidente familiares das vítimas foram identificadas pelo delegado Miguel Gomes Rocha Neto e sua equipe. Eles disseram que estranharam o fato dos estudantes, que estavam de carona, não terem chegado a Araçatuba. Um deles Maurício, namorado de Bruna.

sábado, 28 de setembro de 2013

Homem é Encontrado Morto Com Um Tiro na Boca na Rodovia Gerson Dourado de Oliveira - SP-595



Ilha Solteira - SP

Um homem de 60 anos foi encontrado morto com um tiro da boca na tarde desta sexta-feira (27), na rodovia Gerson Dourado de Oliveira (SP-595), na zona rural de Ilha Solteira.
O corpo da vítima, que foi identificada pelas iniciais W.M.Y., estava em uma mata no quilômetro 61, próxima às margens da rodovia. O caso foi registrado como suicídio, mas será investigado pela polícia.
Conforme o que foi apurado pela reportagem do Ata News, o homem teria atirado contra a boca na manhã de ontem, porém, o corpo só foi encontrado por volta das 13h de hoje.
BILHETE
Dentro do carro da vítima, um Fox modelo 2011, com placas do município, foi encontrado um bilhete com um pedido de desculpas pelo ato. No papel havia números de telefones de pessoas que deveriam ser avisadas da morte.
A perícia esteve no local e apreendeu uma arma que estava com seis cartuchos, sendo cinco intactos e um deflagrado. O corpo da vítima foi encaminhada para exame necroscópico e, posteriormente, seria liberado para a família. A polícia ainda não sabe o que teria motivado o suicídio.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Atividade Delegada - Uma Necessidade ou uma Contingência?



Fonte/imagem: acso

19/09/13 - Por Dalmo Alamo: A imprensa tem noticiado o declínio da atividade desenvolvida por policiais militares em suas folgas, a denominada “Atividade Delegada”. Aprovada por lei municipal na cidade de São Paulo na gestão do Prefeito Kassab, constitui-se na saturação de determinados espaços públicos, ruas e avenidas ocupadas pelo comércio ambulante irregular. Essa forma de demonstração de força produziu dois efeitos imediatos desde a sua implantação. O crime recuou, incrementando para baixo os indicadores criminais nos locais e períodos de atividade dos policiais militares. Também, inibindo o comércio irregular, estes migraram para outras formas de fazer a mesma atividade ou mesmo outra forma de sobrevivência. A pirataria continuou, ostensivamente, apesar de dissimulada por araras com capas dos DVDs ou Cds. Quanto ao crime, seria impensável considerar que a saturação não o inibisse. Mas a que preço? Ao observarmos a cidade, concluímos que continua tão violenta quanto antes, ou seja, pouco alterou, pois o crime migrou para períodos e locais diversos aos das áreas de saturação. Em relação a comparação de efetivos utilizados, para se ter uma ideia do que representou essa prática, os pontos que a Guarda Civil ocupava foram ocupados por um número muitas vezes maior de Pms. Abre-se lacunas para diversos questionamentos. Se a atividade de combate ao comércio irregular era tão primordial e estratégica que justificasse a contratação de um número tão grande de Pms, por que não houve investimento na contratação de mais GCMs? Também, não se observa urgência ou preocupação com a aprovação de igual benefício aos GCMs. Diga-se de passagem, os  quais tem salários bem inferiores aos dos Pms. Agora, passado três anos, com a GCM com seu quadro muito menor, já que houve muitas baixas e nenhuma contratação, seria o momento de avaliar a permanência racional desse efetivo contratado, em números racionais e locais e objetivos delineados pela administração municipal. Há de se avaliar ainda todos os pontos desse convênio, desde a prestação de contas e sua forma de avaliação, ao mais primordial que é a garantia do investimento do erário na manutenção de uma política pública que contribua não só para inibir o comércio ambulante, mas de forma holística, desenvolver nessas áreas a sensação de segurança para o cidadão de forma humana e democrática. Não se pode objetivar apenas o beneficio do comercio, o que aliás é muito importante na geração de emprego e renda, mas o povo, que reside na periferia ou mesmo nas áreas centrais também merecem essa atenção. Quem sabe se um menor contingente no controle do comércio irregular e mais efetivo, ou algum, já que até hoje não existe atividade delegada nas comunidades onde a violência e o crime intranquilizam o cidadão.

Também, é preciso nos questionarmos como cidadão. Será o único caminho para o controle da criminalidade utilizar o bico oficial dos Pms na prevenção ao crime nas comunidades mais violentas? O Estado tem essa obrigação constitucional. Precisa mesmo haver um extra para o cumprimento dessa obrigação? Nesse ponto, vamos ter que admitir que se não o fazia é por falta de efetivos e então precisa contratar mais ou o problema é realmente a forma que se encaram as políticas públicas de segurança pública no Brasil. De qualquer forma, os valores arrecadados pelo município são oriundos de impostos criados para diversas finalidades, inclusive manter sua Guarda Municipal para a promoção da segurança urbana no atendimento primário ao cidadão. Se as cidades devem agora pagar para ter mais segurança, ou uma melhor segurança, há de se criar outra fonte de recursos, ou, quem sabe, reter no município tributos destinados ao Estado. Enfim, espera-se a otimização do erário e maior eficiência nos gastos públicos.

domingo, 22 de setembro de 2013

Ministério Público de Andradina obtém Condenações por Poluição Sonora


Andradina - SP


O Ministério Público de Andradina conseguiu a condenação de quatro pessoas por poluição sonora. Eles agora são obrigados, por sentença judicial, a não causar poluição sonora com seus carros. A decisão foi publicada na quinta-feira (19), no Diário da Justiça (Caderno Judicial - 1ª Instância - Interior). A ação civil pública foi proposta pelo MP do Meio Ambiente. Foram condenados: Mauro Rodrigues da Silva Júnior, Luis Antônio Silva Lacerda, Maiky Júnior Lopes Ferreira e Bruno Shirai Teixeira. As informações são do portal O Liberal Regional.
O Ministério Público propôs a ação civil pública contra os quatro, pois havia reclamações por parte de diversos populares na Promotoria de Andradina. Foi instaurado inquérito civil para apurar poluição ambiental sonora causada por sons automotivos.
A AÇÃO
Mauro Rodrigues da Silva Júnior foi autuado em 15 de janeiro de 2012, por volta de 0h50, no cruzamento da Avenida Guanabara com a Rua Paulo Afonso, quando ficou constatado que o seu veículo Chevrolet, modelo Celta, produzia poluição sonora de 115 decibéis, acima do limite permitido.
O segundo, Luís Antônio Silva Lacerda, foi autuado em 20 de janeiero de 2012, às 19h30, na Avenida Guanabara, n. 2561, quando ficou constatado que o seu veículo VW Gol, produzia som de 104 decibéis. Maiky Júnior Lopes Ferreira foi autuado em 20 de janeiero de 2012, por volta das 21h03, quando produzia com o seu veículo Ford Focus, poluição sonora de 95 decibéis. Por fim, o quarto réu Bruno Shirai Teixeira foi autuado em 18 de janeiero de 2012, por volta das 22h45, na Rua São Paulo, n. 1511, quando produzia com o seu veículo Chevrolet, modelo Corsa, poluição sonora de 117 decibéis.
O representante do Ministério Público entendeu que o quarteto causou poluição sonora, com dano ao ambiente urbano. Ao final, requereu a condenação dos réus ao cumprimento de obrigação de não fazer, consistente em não emitir som por meio de aparelho instalado em veículo sob sua responsabilidade, em nível proibido pela legislação, sob pena de multa.
A DEFESA
Um dos sentenciados não apresentou defesa. Já os demais alegaram não haver provas de que o som alto causou danos à saúde pública, além da perturbação do sossego público já caracterizar contravenção penal. Os requeridos Mauro Rodrigues da Silva Júnior e Bruno Shirai Teixeira não ofertaram contestação.
PENA
Se os réus não cumprirem a determinação pagarão multa no valor de R$ 3 mil no caso de descumprimento, a incidir em cada episódio de desobediência, reversível ao Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos, até o limite de R$300 mil, independentemente de sanções administrativas e penais por descumprimento.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Marinha do Brasil Promove Parceria Com a Guarda Municipal de Ilha Solteira




A Marinha do Brasil, através da Capitânia fluvial do Tietê-Paraná, mediante convenio com a Prefeitura Municipal de ilha Solteira estará realizando Curso de capacitação para os Guarda Municipais, para condução de embarcação e fiscalização Aquaviária.
O Secretário Municipal de Segurança de Ilha Solteira Gilmar Batista e o Chefe de Divisão de Segurança GCM Renato Augusto, foram recebidos pelo Comandante da Capitânia Fluvial do Tietê-Paraná da Marinha do Brasil Capitão de Fragata Márcio Costa Lima, sediada na cidade de Barra Bonita-SP.
O objetivo da reunião, foi de formalizar assuntos pertinentes ao Convênio para possibilitar execução do Plano de Gerenciamento de Orla em Ilha Solteira alem de Curso de Formação Aquaviário (CFAQ) para os integrantes da Guarda Municipal.
O Comandante ficou extremamente feliz pela iniciativa adotada por Ilha Solteira, tendo em vista que, em outras ocasiões à Marinha que procura as Prefeituras.
Maiores informações, poderão ser colhidas pelos telefones (18) 3742-4352 e (18)  3743-6080, ou pelo email: ilhatransito@yahoo.com.br, e ou pelo site https://www.mar.mil.br/

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Operação Cidade Segura é Realizada Em Ilha Solteira


Nesta quinta-feira, 15 de agosto de 2013, a Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar, realizaram operação conjunta destinada ao  cumprimento de mandados de busca e apreensão e mandados de prisão em Ilha Solteira.
Ao longo de uma intensa investigação do serviço de inteligencia da Policia Civil, foi possível elucidar uma micro-organização criminosa que agia no Município.



A operação teve inicio as 06:00 h da manhã e o objetivo principal era a prisão dos integrantes desta micro-organização que, segundo o Delegado da Polícia Civil, Dr. Miguel Angelo Micas, estaria  ligada  há  vários  delitos, inclusive, aos crimes de porte de arma de fogo, assalto, receptação e com  ramificação para o trafico de drogas.
Durante as diligências foram presas sete pessoas e apreendidos duas armas de fogo, grande quantidade de munições de vários calibre e objetos de procedência duvidosa ou de interesse para a investigação, como motor de popa, computadores, notebook, capacetes e motocicletas que poderiam ter envolvimento com os crimes cometidos no município.



Todos os detidos, após interrogados, foram encaminhados a Cadeia Pública de Pereira Barreto, onde permanecerão presos à disposição da Justiça Pública. Alguns deles confessaram a participação nos roubos ocorridos nos últimos tempos e que vinham atormentando nossa comunidade.





sábado, 10 de agosto de 2013

SUBCOMANDANTE DA GUARDA MUNICIPAL DE MAIRINQUE (SP) E ESPOSA SÃO EXECUTADOS




Laercio de Souza Lanes, subcomandante da Guarda Civil de Mairinque e sua esposa, Lindalva Prado Lanes, foram executados a tiros na noite desta sexta-feira (9). Um dos filhos do casal, de 10 anos, também foi baleado e socorrido em estado grave. Os três foram surpreendidos na casa da família, na rua Maria dos Santos Bernardo, Jardim Vitória. De acordo com as primeiras informações, Laercio foi atingido por um tiro na nuca, Lindalva nas costas e o garoto na cabeça. O menino foi internado no Hospital Regional de Sorocaba.
Os dois carros da família que estavam na casa foram levados. Um Ford Fiesta que seria de Lindalva, utilizado pelos criminosos para a fuga, capotou nas proximidades da residência. O de Laercio, um Pálio, foi incendiado em um bairro próximo. Não há informações sobre presos.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

CENA LINDA: Traficantes tentam subornar Gcm's e acabam presos

Três homens foram presos por tráfico de drogas e corrupção ativa, em Cotia, na Grande São Paulo. Um dos criminosos chegou a oferecer R$ 5 mil de propina aos Guardas Civis Municipais, que fingiram aceitar. Dois bandidos, então, ligaram para uma terceira pessoa. Eles combinaram um encontro com um homem, no mesmo bairro, para que ele entregasse metade do dinheiro. Assim que um suspeito chegou, com os R$ 2,5 mil combinados, os agentes o prenderam em flagrante. Os traficantes foram flagrados com dinheiro e cocaína. Os três criminosos foram levados para a delegacia. OBS: Para aqueles que ainda ficam debatendo se gcm pode ou não, estes argumentos a cada dia cai por terra,devido a varias decisões do STF e STJ, que validam as prisões efetuadas pelos agentes municipais. Muitas cidades são eles quem tomam conta da segurança e possuem efetivo maior que o da Pm. Assim temos que cada vez mais, nos unir contra o crime. A parte teórica, e o debate disso só beneficia os bandidos que nãos distinguem cor de farda e atiram do mesmo jeito.


  22

 fonte:- video:http://www.youtube.com/watch?v=3hlIkkVbdFk&hd=1

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Estatuto das Guardas Municipais

FRANCISCHINI EXPLICA O MOTIVO DAS ALTERAÇÕES FEITA NO PROJETO DE LEI 1332/2003.

 

 Fonte: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=cQAhcBmdY9Y e https://www.facebook.com/guardasdomunicipaisbrasil

quinta-feira, 11 de julho de 2013

V Marcha Azul Marinho: Prof.João Alexandre Santos fazendo uso da tribuna

05/07/13 - O brilhante Professor João Alexandre Santos fazendo uso da tribuna no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados de Brasília




Fontes: http://www.ocaodeguardanoticias.com.br/2013/07/v-marcha-azul-marinho-profjoao.html http://www.gcmduarte.com/2013/07/v-marcha-azul-marinho-profjoao.html

terça-feira, 9 de julho de 2013

Acidente de Trânsito com Vítima - Trevo Rodoviário da Avenida Adriano Teruhico Kishimoto com a Rua Morizo Yamashita


Vídeo Gravado Pelo Monitoramento da Guarda Municipal


Ilha Solteira - SP

A Guarda Municipal foi solicitada no dia 03/07/2013 as 10:14 min pelo Corpo de Bombeiros para dar apoio no Trevo Rodoviário da Avenida Adriano Teruhico Kishimoto com a Rua Morizo Yamashita, devido a um acidente de transito com vítima, envolvendo um caminhão marca Ford/Cargo 1215, cor branca, ano 1999 e uma Scania/T113 H 4x2 360, cor branca, ano 1997. A guarnição da viatura Operacional prefixo 299 composta pelo GM Fabiano e GM Luiz juntamente com a guarnição de Apoio da viatura prefixo 259 composta pela GM Marlene Inácio e GM Ilda e a viatura de transito prefixo 275 motocicleta composta pelo GM José Carlos, efetuaram a sinalização com cones e o controle do fluxo de veículos na via. O condutor do caminhão Ford/Cargo O.C.F (59 anos) relatou que conduzia o veículo sentido cidade/Usina Hidrelétrica, quando no cruzamento do trevo rodoviário o veículo Scania cruzou o trevo na frente do seu veículo, não tendo tempo hábil de evitar a colisão na lateral do bitrem, onde foi arrastado até se chocar contra alguns eucaliptos vindo a sofrer alguns ferimentos, sendo socorrido pela equipe de Resgate do Corpo de Bombeiros  e conduzido até o pronto socorro municipal, ficando em observação pela equipe médica. O condutor do veículo Scania L.S.F (37 anos) relatou que ao cruzar o trevo rodoviário achou que dava tempo de efetuar a manobra, mas quando a cabine cruzou o trevo, sentiu o impacto da colisão em seu veículo, vindo a estourar o tanque de combustível, porém não sofreu nenhum ferimento. Devido o vazamento de combustível Óleo Diesel, a guarnição jogou pó de serra para evitar que outros veículos derrapassem na via. A equipe da Polícia Militar compareceu no local para auxiliar na sinalização e verificação de documentos. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.


Postado por: GCM Cristofoli e GCM Luiz