PATRULHEIRO PROTETOR E AMIGO

quinta-feira, 3 de março de 2011

Ciclistas: depois da informação vem a fiscalização

A Guarda Municipal de Ilha Solteira realiza durante este mês de fevereiro um projeto de cidadania voltado aos ciclistas que são a grande maioria dos agentes de trânsito na Estância Turísticas. Os GMs estão nas ruas orientando a população sobre o uso correto da bicicleta.
Segundo Hércules Pereira da Silva, chefe da Guarda Municipal, “está no Código Brasileiro de Trânsito e também na Lei Municipal 559 que é infração de trânsito do ciclista circular sobre a calçada, transitar pela contra-mão, empinar a bicicleta em vias públicas, transitar com pessoas em pé na garupa, guidom ou similiar; fazendo retorno pela contramão, transitar em fila tripla, estacionar em local não determinado”.
Segundo Hércules foram entregues mais de 10 mil folhetos de orientação na Avenida Brasil, local onde são registrados acidentes quase diariamente. O chefe da Guarda afirmou ainda que numa segunda-fase do Projeto, uma equipe da GM está visitando as escolas e ministrando palestras de orientação nas salas de aulas. “Vamos visitar todas as escolas, incluindo públicas e particulares, além do Ilha de Papel e Projeto Agrícola Social, Legião Mirim, Unesp e ETEC”.
A partir do mês que vem deverá ter início a terceira fase do projeto. Será a fiscalização. As bicicletas que se encontrarem circulando sobre as calçadas ou estejam na prática de qualquer uma das infrações citadas no Código Brasileiro de Trânsito, estarão sendo recolhidas e o infrator será penalizado com uma multa de 10% da Unidade de Valor Fiscal do Município, que hoje estaria valendo R$ 8,44. Na reincidência a multa pula para R$ 84,44.

Nenhum comentário:

Postar um comentário