PATRULHEIRO PROTETOR E AMIGO

quinta-feira, 3 de março de 2011

Megaoperação contra o tráfico de drogas prende sete pessoas

As Polícias Civil, Militar, como o apoio da Guarda Municipal, realizaram nesta sexta-feira (18), uma megaoperação de combate ao tráfico de drogas em Ilha Solteira. Com apoio do Poder Judiciário, a “Operação Tempestade” teve o objetivo de cumprir quase 30 mandados de busca, apreensão e prisão. Sete pessoas foram presas e várias outras foram detidas para averiguação na Delegacia de Polícia.
A megaoperação foi reforçada com a participação do helicóptero Águia, da Polícia Militar de São José do Rio Preto, que deu apoio aéreo às abordagens. Os policiais também contaram com os cães farejadores da PM de Araçatuba, que auxiliaram na localização drogas. A megaoperação é resultado da reunião realizada entre o delegado Miguel Ângelo Micas e o capitão Marcelo Severino Batista. A informação foi publicada, com exclusividade, pelo Jornal da Ilha em sua edição de quarta-feira, 16 de fevereiro.
O delegado Micas afirmou que esta foi a resposta das polícias para a onda de furtos que vinha assustando a população ilhense no início deste ano. Segundo ele, as próximas operações não serão tão intensas, mas serão constantes. Micas disse ainda que o problema do combate ao tráfico de drogas é a rapidez na reposição, tanto da droga quanto dos traficantes. A operação “Tempestade” foi a maior já realizada em Ilha Solteira.
Além do cumprimento dos mandados, a polícia ainda registrou três flagrantes de tráfico de drogas. Durante todo o dia foram realizadas buscas domiciliares e até perseguições a suspeitos. A movimentação na delegacia foi grande, assim como o apoio da população, que ao perceber o início da operação passou a denunciar pontos de tráfico pelos telefones 190 e 197. Os moradores também foi estimulada a fazer denúncias pela Ilha Fm – 104,9, que divulgou a importância de tal ato.
O capitão Marcelo Severino Batista, que comandou uma equipe de 32 policiais militares de Andradina, Araçatuba, Ilha Solteira e Rio Preto em 10 viaturas, contando com o águia, avaliou positivamente a megaoperação. O capitão destacou que houve um planejamento com base em denúncias e investigações para que fossem identificados os locais.
Segundo ele, todos esses procedimentos para ter provas dos pontos de tráfico demandam tempo e às vezes a população não entende. Por isso, ressaltou que as ações policiais são realizadas com base em investigações. O capitão Marcelo entende que o combate ao tráfico tem consequências em outros crimes, como furto e roubo, pois os objetos furtados servem como “moeda de troca para a droga”.
O capitão enalteceu e considerou “vital” o apoio do juiz Fernando Antônio de Lima, que entendeu a necessidade dessa operação. “O resultado foi bom. Conseguimos mostrar que a polícia faz um trabalho sério e profissional. É importante destacar o bom relacionamento entre as duas polícias, o que facilita na realização de grandes operações”, destacou o capitão Marcelo.
Já o delegado Miguel Micas disse que a megaoperação contou com 70 homens das Polícias Civil, Militar e Guarda Municipal. Micas ressaltou o empenho da PM e da GM na operação, além do efetivo da Polícia Civil, e também agradeceu o apoio do Judiciário e da Prefeitura de Ilha Solteira, que ofereceu alimentação e veículos para transporte dos objetos apreendidos. A megaoperação “Tempestade” foi planejada e executada com coordenação conjunta das polícias Civil e Militar.
Além de diversos objetos sem procedência, a operação resultou na apreensão de 63,5 gramas de cocaína, 44,5 gramas de crack e 5,78 gramas de maconha, em balanço parcial da polícia, obtido até o fechamento desta edição na tarde de ontem. As apreensões de drogas ocorreram na Rua 27, em duas casas, e na Rua 55, no Jardim Aeroporto, e no Passeio Itu, na zona sul da cidade.
“Peço que a sociedade confie na polícia que tem e sempre denuncie, participe e siga as orientações de segurança”, finalizou o delegado Miguel Ângelo Micas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário