PATRULHEIRO PROTETOR E AMIGO

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Vandalismo no Parque da Mantiqueira - Cidade da Criança





Ilha Solteira - SP

A guarnição foi solicitada no dia 28/08/2011 pelo GM Pedro para comparecer no Parque da Mantiqueira para registrar um ato de vandalismo na casa de madeira do "sítio do pica pau amarelo" localizado na cidade da criança. O GM Pedro relatou que ao assumir serviço naquele local constatou que as portas e as madeiras da casa e do cercado estavam arrancados e jogados pelo solo. A guarnição da viatura prefixo 299 GM Santos e GM Lucimar compareceram no local e registraram o fato ocorrido para providências de praxe.
A guarnição efetuou um patrulhamento pelas imediações do Parque da Mantiqueira, mas não logrou êxito em localizar os autores do vandalismo.

Fonte: Departamento Municipal de Segurança e Trânsito.

Casa do presidente do Observatório Social é atingida por Bomba em Ilha Solteira

VIDROS QUEBRADOS - Bomba estourou por volta das quatro horas da madrugada e acordou vários vizinhos

Uma bomba explodiu na madrugada desta segunda-feira, 29 de agosto, por volta das 4 horas, no jardim da casa do presidente do Observatório Social de Ilha Solteira e ex-presidente da Amais (Associação dos Moradores Amigos de Ilha Solteira), Euler Barreto Jr., de 63 anos. O fato causou a reação imediata em representantes da sociedade civil organizada da cidade, que acompanharam Euler até a Delegacia de Polícia para registrar a ocorrência.

As entidades fizeram ao delegado Miguel Ângelo Micas pedidos de uma rápida e rigorosa investigação dos fatos. Isto porque, segundo os representantes, o Observatório Social tem desempenhado um papel que consideram fundamental para a comunidade, fazendo um acompanhamento sistemático de licitações e compras públicas. Por outro lado, a Amais tem realizado ações para dar maior transparência às contas públicas no município. Há algumas semanas o Observatório Social protocolou denúncias com indícios de supostas irregularidades junto ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Após a conversa com o delegado, todas as equipes da polícia foram deslocadas para investigar o caso. A Polícia Científica de Andradina foi acionada e já compareceu ao local. Um especialista em bombas da Polícia Civil também foi requisitado para fornecer mais subsídios para as investigações policiais.

No Boletim de Ocorrência, Euler relatou que “foi acordado por um barulho ensurdecedor. Ao sair na varanda da casa, a vítima percebeu que os vidros das janelas e portas estavam estilhaçados e, no jardim, um buraco foi encontrado”, onde a bomba explodiu. Euler relatou ainda que não tem suspeita de quem ou porque possam ter arremessado uma bomba em sua casa.
O presidente do Observatório Social esteve acompanhado de representantes da Loja Maçônica Estrela da Ilha, da Associação Comercial e Empresarial, da OAB de Ilha Solteira, da Associação dos Aposentados da Fundação Cesp, da Amais – Associação dos Moradores Amigos de Ilha Solteira, do Lions Clube, todas entidades parceiras do Observatório Social em Ilha Solteira.
A Polícia Civil de Ilha Solteira continua investigando o caso e não descarta nenhuma possibilidade sobre os motivos que provocaram a ocorrência, a qual poderia estar relacionada às atividades desenvolvidas pela organização não governamental ou mesmo que se trata de um mero ato de vandalismo.

Fonte: ilhasolteira.net


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Acidente de Trânsito com Vítima - Praia Catarina


Ilha Solteira - SP

A Guarda Municipal em rondas pelas praias se deparou com um acidente de trânsito ocorrido na Avenida Karim Miguel no dia 28/08/2011 as 17:05 min envolvendo um veículo Chevrolet Agile cor cinza ano 2011 e uma Motocicleta Honda CB 600 F/Hornet cor vermelha ano 2005. Com a colisão dos veículos o condutor da motocicleta T.M.O.S havia sofrido escoriações na perna direita, pé direito e mãos, sendo atendido e conduzido pelo GM Hércules e GM Sidnéia até o pronto socorro municipal pela viatura prefixo 199. O condutor do veículo Chevrolet Agile A.I.B nada sofreu. O GM Joaquim permaneceu no portal da praia sinalizando e preservando o local do acidente, sendo auxiliado pela equipe da Polícia Militar. Após qualificar as partes envolvidas no acidente, ambos foram encaminhados para a Delegacia para registrar o ocorrido. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.

Fonte: Departamento Municipal de Segurança e Trânsito.

Guarda Municipal Auxilia Escolta de Carretas com Caldeiras




Ilha Solteira - SP

A Guarda Municipal foi solicitada no dia 28/08/2011 as 14:05 min para auxiliar na escolta de duas carretas conduzindo uma caldeira cada uma, passando pela Avenida Adriano Teruhico Kishimoto seguindo até a divisa de Mato Grosso do Sul sentido a Usina Eldorado. Devido o diâmetro da caldeira, o fluxo do trânsito pela via foi fechado e controlado pela Viatura prefixo 199 GM Joaquim e GM Sidnéia, Viatura motocicleta prefixo 298 GM Hércules, Polícia Rodoviária e veículos sinalizadores da empresa. Durante o trajeto a sinalização e acompanhamento das carretas com as caldeiras foram finalizados com sucesso até o seu destino final, não registrando nenhum incidente durante o percurso.

Fonte: Departamento Municipal de Segurança e Trânsito.

sábado, 27 de agosto de 2011

Guarda Municipal Comemora 17 anos de Existência










Ilha Solteira - SP

A Guarda Municipal da Estância Turística de Ilha Solteira comemorou essa semana seus 17 anos de existência. Uma comovente solenidade realizada em frente à sede da instituição na manhã do dia 25 de agosto, marcou a denominação de “Pavilhão Euclides José Xavier” ao prédio onde está instalada a Guarda Municipal que dessa forma homenageou o seu primeiro comandante. A família do saudoso “Tenente Xavier”, como era mais conhecido, também esteve presente à solenidade em nome de todos, a professora Aline Xavier que é vice-diretora na Escola Municipal Lúcia Maria Donato, fez o agradecimento pelo reconhecimento do trabalho e dedicação de seu pai à frente da Guarda Municipal que segundo ela “terá sempre o seu amor”. Também foram homenageados ex-comandantes, como Abimael Vasconcelos Martim que recebeu placa de consideração assinada pelo prefeito Edson Gomes, fundador da Guarda, e do atual comandante Gilmar Batista Soares. Falando na solenidade, Gilmar parabenizou todos os colegas subordinados, em especial aqueles que se destacaram em trabalhos relevantes, como apreensão de drogas e salvamento de acidentados. Os delegados de polícia Miguel Ângelo Micas e Miguel Gomes da Rocha parabenizaram as ações da Guarda em apoio à Segurança Pública no município. O delegado Micas atribuiu ao apoio da Guarda, o reconhecimento que sua delegacia vem recebendo em toda região. O comandante da GCM da cidade de Birigui Robson Antonio Pereira  também esteve presente com sua equipe prestigiando o evento. Estiveram também prestigiando o evento as autoridades do Poder Legislativo, Diretores de Setores, representante do Conselho Tutelar Célia Vieira Gabriel, familiares dos Guardas Municipais, funcionários e o público em geral. A Guarda Municipal de Ilha Solteira agradece a todos as pessoas presentes e o apoio da população Ilhense nesses 17 anos de existência. "Saudações Azul Marinho"

Fonte:  Prefeitura de Ilha Solteira / Antônio José do Carmo.

Fonte:  Departamento Municipal de Segurança e Trânsito.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Cidade Registra Quase Trezentos Furtos e Vinte Roubos no Semestre

ILHA SOLTEIRA - Município teve mais roubos que Pereira Barreto e Santa Fé do Sul

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo divulgou os dados estatísticos da criminalidade no mês de junho. Como os dados é possível analisar o semestre em Ilha Solteira. O Jornal da Ilha comparou as ocorrências policiais da cidade, com Andradina, Pereira Barreto e Santa Fé do Sul. A SSP divide as ocorrências em 18 tipos, de acordo com sua natureza e tipificação jurídica.
Em Ilha Solteira, de janeiro a junho, foram registrados 296 furtos, com uma maior concentração em janeiro, 66 ocorrências, e a menor em junho, com 34. O número de furtos foi maior que o registrado em Pereira Barreto, 179, e menor que o registrado em Andradina e Santa Fé do Sul, 458 e 349, respectivamente. Já lesão corporal dolosa teve 100 registros, mais que Pereira Barreto, 75, e menos que Andradina e Santa Fé do Sul, 214 e 118, respectivamente.
Em lesão corporal culposa por acidente de trânsito, Ilha Solteira teve o menor número no comparativo. Foram apenas 41 ocorrências deste tipo, contra 180 de Andradina, 102 de Santa Fé do Sul e 42 de Pereira Barreto. Em relação aos roubos, que inclui roubo de carga e banco, Ilha Solteira ficou atrás apenas de Andradina. Na cidade foram registrados 20 roubos no primeiro semestre. Andradina registrou 27, Pereira Barreto 13 e Santa Fé do Sul 06.
As ocorrências de tráfico de entorpecentes foram 14 em Ilha Solteira, também ficando atrás apenas de Andradina, com 42. Santa Fé do Sul registrou 11 e Pereira Barreto 10. Estupros foram 06 em Ilha Solteira, mesmo número de Pereira Barreto. Andradina registrou 13 e Santa Fé do Sul 03.
Um dado alarmante está nos registros de homicídio culposo por acidente de trânsito. O número de ocorrências deste tipo em Ilha Solteira é igual à soma dos registros das outras três cidades. Em Ilha foram 05 homicídios culposos por acidente de trânsito. Em Andradina 02, Pereira Barreto 02 e Santa Fé do Sul 02. Furtos de veículos foram 05 em Ilha Solteira. Santa Fé do Sul registrou 24, Andradina 23 e Pereira Barreto 03.
Já as tentativas de homicídio foram 04, em Ilha Solteira. Em Andradina foram 07, Pereira Barreto e Santa Fé do Sul não teve registro deste tipo de ocorrência. Homicídio doloso foi um no período. Já em Andradina foram 04, Pereira e Santa Fé registraram 02, cada. Outras lesões corporais culposas teve uma ocorrência em Ilha Solteira, 07 em Andradina, 02 em Santa Fé e nenhuma em Pereira Barreto.
Fonte: ilhasolteira.net 

Desinteligência entre Irmãos





Ilha Solteira - SP

A Guarda Municipal foi solicitada as 09:29 min do dia 26/08/2011 pela testemunha E.G.M informando que tinha duas pessoas discutindo na Praça Osvaldo Silva dos Santos frente ao passeio palmares viela de 100. O agressor A.B estava em posse de uma (arma branca) " faca" ameaçando seu irmão. O agressor após avistar a presença da viatura prefixo 299 composta pela guarnição GM Santos, GM Gevanildo, GM Renato e o Assessor Ricardo Akira, jogou a faca em um entulho próximo a uma árvore e evadiu-se do local tomando rumo ignorado. A mãe do agressor relatou que os seus filhos são dependentes de bebidas alcoólicas e já faz algum tempo que está havendo desinteligência entre os familiares. A guarnição efetuou a apreensão da faca para providências de praxe e qualificou as vítimas, porém preferiram não registrar boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil. A mãe do agressor O.J.B informou que vai procurar ajuda para internar seus filhos, pois a cada dia que passa fica difícil controlar essa situação em sua residência.

Fonte: Departamento Municipal de Segurança e Trânsito.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Condutor de Motocicleta é Abordado em Atitude Suspeita


Ilha Solteira - SP

A Guarnição da viatura prefixo 299 GM Moisés e GM Marcelo em patrulhamento de rotina pela perimetral, vislumbraram dois indivíduos transitando com uma Motocicleta Honda CG 125 Fan cor vermelha ano 2005, que após avistarem a viatura passaram a agir de forma suspeita, sendo acompanhados a distância e quando pararam no passeio barras viela de nº 400 foram abordados e constatou-se tratar de dois adolescentes não habilitados. A guarnição após tomar ciência dos fatos conduziram os adolescentes e a motocicleta até a Delegacia de Polícia Civil sendo lavrado o boletim de ocorrência de natureza Ato Infracional, dirigir sem permissão ou habilitação (Artigo 309 da Lei 9.503/97 Código de Trânsito Brasileiro) e permitir direção de veículo automotor a pessoa não habilitada (Artigo 310 da Lei 9.503/97 do Código de Trânsito Brasileiro). Os responsáveis pelos adolescentes foram avisados para comparecer a Delegacia para tomar ciência do ocorrido.

Fonte: Departamento Municipal de Segurança e Trânsito.

Acidente de Trânsito com Vítima na Avenida Adriano Teruhico Kishimoto





Ilha Solteira - SP

A Guarda Municipal foi solicitada no dia 20/08/2011 as 11:00 da manhã para averiguar um acidente de trânsito ocorrido na Avenida Adriano Teruhico Kishimoto envolvendo uma Motocicleta CG Titan ES 125 cor azul ano 2003 conduzida por C.V.M e um Caminhão Trator M.Benz cor branco ano 2011 conduzida por A.R. Devido a colisão a condutora foi arremessada ao solo permanecendo em decubito frontal até a chegada do socorro. Com a chegada da Guarda Municipal o GM Gevanildo verificou a gravidade do acidente através dos sinais vitais da vítima, e imediatamente solicitou a Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros que após comparecer no local, efetuaram os primeiros socorros e conduziram a vítima C.V.M até o pronto socorro municipal. A guarnição da viatura prefixo 299 GM Santos e GM Evaldo efetuaram o fechamento da via e o controle do fluxo de trânsito permanecendo no local preservando a cena do acidente até a chegada da Perícia, que após registrar os fatos ocorridos a via foi liberada as 13:50 min.

Fonte: Departamento Municipal de Segurança e Trânsito.

Guarda Municipal Apoia Polícia Civil em Cumprimento de Mandado Judicial









Ilha Solteira - SP

A guarnição da viatura prefixo 299 GM Luiz e GM Marilza foram solicitados no dia 15/08/2011 as 07:35 min da manhã para dar apoio ao Delegado de Polícia Civil Drº Miguel Ângelo Micas e sua equipe de Investigadores para cumprir mandado de busca e apreensão no Cinturão Verde e Assentamento Estrela da Ilha. O objetivo da diligência era encontrar produtos de furto e roubo ocorridos nos últimos dias na cidade, além de armas de fogo e uma motocicleta usada para fuga  pelos meliantes. Porém nada foi encontrado nesses locais, sendo os suspeitos qualificados para providências de praxe. 

Fonte: Departamento Municipal de Segurança e Trânsito.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Guardas Municipais são reconhecidos pela ONU como policiais que promovem proteção às pessoas.




A IPA (International Police Association) é um órgão de intercâmbios de policiais do mundo inteiro, onde podem se conhecer e se inter relacionar tanto em serviço (cursos, seminários, congressos, estágios e intercâmbios policiais) como nas folgas (passar férias em algum país que é filiado a IPA no mundo). Nos dois casos os policiais ficam hospedados em quartéis de polícia ou nas residências de policiais filiados.

A IPA é um órgão ligado a ONU (Organização das Nações Unidas) e para se filiar a IPA no Brasil, basta ser policial federal, rodoviário federal, ferroviário federal ou Guarda Municipal. Como a IPA é ligada a ONU, para as Nações Unidas as polícias de população são polícias civis, pois polícias militares são polícias de forças armadas (exército, marinha e aeronáutica), não são reconhecidas como polícia de segurança de população, por este motivo, policiais militares NÃO podem se filiar a IPA. Esse entendimento é fruto de acordo internacional promovido pela Organização das Nações Unidas.

Segundo o Professor Jarim só existem 4 paises que ainda mantém Polícias Militares com atuação na segurança das pessoas: Brasil, Somália, Vietinã e Gabão (Os três últimos não são filiados à ONU)

A Associação dos Inspetores esteve presente na IPA com o presidente da seção São Paulo, Professor Jarim Lopes Roseira, em um clima amistoso de troca de informações, para futuros intercâmbios e maior aproximação entre as duas entidades de classe (IPA e Associação de Inspetores).




http://www.ipa-brasil.org.br/

GUARDA MUNICIPAL: ENCARREGADO DA APLICAÇÃO DA LEI.




Dr Osmar Ventris
Nos termos utilizado pela ONU, o Guarda Municipal é um agente Encarregado da Aplicação da Lei, assim como aos demais agentes policiais quer sejam federais, estaduais ou municipais..
Daí, mais um importante motivo para o Guarda Municipal dar ênfase aos estudos teóricos sobre a filosofia administrativa e operacional da Guarda, bem como os fundamentos jurídicos que norteiam as ações e as possíveis conseqüências de cada ato praticado.
O Guarda Municipal deve estudar e treinar muito as Técnicas Operacionais, estratégias e logística, pois este conhecimento e prática (não basta apenas o conhecimento), é que irão garantir o sucesso das operações e, mais importante, irá manter o Guarda VIVO!!!
Porém, é o conhecimento teórico, os fundamentos jurídicos e filosóficos da atuação policial que irão manter o emprego do Guardas e, mais importante, irão mantê-lo fora da prisão!!! Quantas ocorrências há em que o Guarda se saiu bem, está vivo, mas está respondendo processo administrativo e criminal passível de demissão e até de condenação penal?
A Qualidade profissional do Guarda é medida pelo domínio do conhecimento teórico e pelo exercício prático desse conhecimento na ocorrência concreta, quando se encontra sob pressão e consequente estado de stress. O Conhecimento teórico das legislações pertinentes, bem como do Direito Administrativo, Direito Constitucional, juntamente com as Técnicas Operacionais e´que moldarão o bom e eficiente gestor da Guarda em seu dia-a-dia.
Um dos institutos jurídicos, este de repercussão internacional, que o Guarda Municipal deve conhecer, difundir e colocar em prática é o Código de Conduta para os Encarregados da Aplicação da Lei (CCEAL)
O CCEAL, tendo por fundamento a Declaração Universal dos Direitos Humanos, contém apenas oito artigos que norteiam a conduta ético-profissional do Guarda Municipal, dentre outros agentes aplicadores da lei. Foi adotado pela Assembléia Geral das Nações Unidas, através da resolução 34/169 de 17 de dezembro de 1979, e deve ser obedecida por todos os profissionais e órgãos com atividade de aplicação da lei no mundo todo.



FONTE: FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA/ ARTIGO DR. OSMAR VENTRIS

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

TEXTO: "ESTÃO MENTINDO PARA OS GUARDAS MUNICIPAIS‏"



Três por dois há uma embromação em cima da atividade dos Guardas Municipais. Todas falsas ou questionáveis. Mas mentiras muitas vezes repetidas se tornam verdadeiras, embora nunca provadas. 

1- Guarda Municipal não tem Poder de PolíciaMentira: Guarda Municipal como Agente do Estado na esfera municipal, está, sim investido do Poder de Polícia. 

2- Poder de Polícia é só da Polícia. Mentira; Poder de Polícia é um instrumento do Estado-Poder Público. Este Poder, ligado intimamente à Soberania do Estado, permite contrariar interesses particulares em benefício da Sociedade e defesa do próprio Estado. Portanto trata-se de um PODER DO ESTADO. O Estado investe em seus Agentes para que, na sua esfera de competência, imponham a vontade (Lei) do Estado no caso concreto. Assim sendo, o Guarda Municipal, assim como o Policial Militar, Policia Civil, Fiscal de Posturas Públicas, Agentes da defesa Civil, etc.. todos na qualidade de Agentes do Estado, estão investido do Poder de Polícia. 

3- Poder de Polícia da Polícia Militar é maior. Mentira: O Estado só tem um Poder de Polícia. E este único Poder de Polícia, que não pode ser dividido, aumentado ou diminuído, porque é único, é investido no Agente do Estado. Portanto, não há hierarquia de Poder de Polícia. Aliás, O Brasil é uma federação de estados e Municípios e não há hierarquia sobre as entidades federadas. 

4- Poder da Polícia Militar. A Polícia Militar, assim como a Civil, a Guarda Municipal, o Exército, não possui PODER. PODER É DO ESTADO. A PM, a PC, a GM, exercem FUNÇÃO dentro de suas esferas de competência. 

5- A PEC .... dará Poder de Polícia para as Guardas Municipais: Mentira. Os Guardas Municipais, como agentes do estado na esfera municipal já estão investidos do Poder de Polícia que é do Estado. A PEC confirmará a competência das Guardas Municipais para atuar na Segurança Pública. Apenas confirmará, pois a Guarda Municipal já está inserida no Capítulo SEGURANÇA PÚBLICA na Constituição Federal.

6- Guarda Municipal pode ser preso por usurpação de função pública.MentiraNão existe crime de USURPAÇÃO DE FUNÇÃO para guarda Municipal no exercício da função. USURPAÇÃO DE FUNÇÃO É CRIME PRATICADO POR PARTICULARES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA e GUARDA MUNICIPAL NÃO É PARTICULAR, é um servidor público em serviço público, sob regimento disciplinar, hierárquico. 

7- Guarda Municipal atua na SEGURANÇA URBANA. Pseudo verdade. A Constituição Federal não reconhece essa figura jurídica Segurança Urbana e sim, Segurança Pública. Dizer que a Guarda atua na Segurança Urbana é retirar a Guarda Municipal do capítulo Segurança Pública. Existe dois perímetros de atuação: Perímetro Urbano e Perímetro Rural. As Guardas Municipais atuam dentro do município nos dois perímetros. Por seu turno, a Policia Militar e Civil atuam dentro da sua jurisdição municipal tanto no perímetro rural como no perímetro urbano. Ao meu ver, esse conceito de segurança urbana visa tão somente retirar a Guarda Municipal do Capítulo Segurança Pública. 

8 - A aprovação da PEC tornará mais clara a atividade da Guarda Municipal. Mentira: A atividade profissional da Guarda deve ser regulamentada, ou seja. não existe a profissão de Guarda Municipal, logo deve haver um movimento nacional visando a regulamentação da atividade profissional do Guarda Municipal, esta regulamentação dirá a competência das Guardas, as prerrogativas dos guardas, etc. Definirá o que é um Guarda Municipal os requisitos para ingressar na carreira, a grade disciplinar e carga horária para formar e aperfeiçoar guardas municipais. Hoje, cada município faz da maneira que quer. 

9- O Conselho Nacional das Guardas representa os interesses dos guardas. Mentira: No último congresso no Rio, o Presidente da entidade declarou que o evento não era para Os Guardas e sim, para os comandantes das Guardas, que, como todos sabem, é composto por profissionais oriundos de outras forças policiais e o numero de Guardas comandantes é minoria. Logo, se trata de um Congresso de Comandantes (leia-se policiais militares no comando de Guardas Municipais). Para que o evento seja representativo das Guardas Municipais se faz necessário uma reformulação e maior participação do Norte e Nordeste.

10- O Conselho Nacional existe como entidade de fato, mas não de direito. É apenas uma entidade política. Mentira. O Conselho existe de fato e de direito, tendo inclusive CNPJ e Estatuto Social registrado no Rio de Janeiro. Ocorre que as gestões do Conselho nunca registraram atas ou suas diretorias, tornando irregular a gestão da atual Diretoria. Diga-se de passagem, a atual Diretoria não fez uma única reunião de |Diretoria nos últimos dois anos. 

Fonte: http://segurancapublicamunicipal.blogspot.com/ 
por Dr. Osmar Ventris

terça-feira, 16 de agosto de 2011

GUARDA MUNICIPAL,VIGILANTE E VIGIA. SAIBA DIFERENCIAR !



Embora na nossa realidade , e creio que em todos os lugares existam Guardas Municipais,Policiais e outros , que , por pura preguiça ou falta de coragem mesmo, preferem ser vigias,com todo respeito a esse labor e estes profissionais,não se esforçando para engrandecer as suas profissões e alça-las ao topo ,resolvi postar uma matéria que resume rapidamente a diferenciação existente entre Guardas Municipais , Vigilantes e Vigias.Todos nós conhecemos alguns "moitas" que talvez exerçam o trabalho errado,não produzem e somente esperam o fim do mês para receber o salário.Geralmente estes recebem menos,pois quem não se esforça não tem o mérito como recompensa. Vejamos as diferenças: 


Vigilante: Aquele que exerce a função de segurança em um Shopping,Banco ou outro, oferecendo proteção, não apenas ao patrimônio das pessoas que ali trafegam e trabalham, mas também em relação aos seus patrimônios, coibindo qualquer ato de violência que fosse praticado dentro do estabelecimento. A sua função não apenas resguarda a vida e o patrimônio das pessoas, como gera, em quem frequenta o Shopping, a sensação de estar resguardado, protegido. É nisto que investe a empresa que contrata um "segurança" e é nisto que acreditam as pessoas que veem a vigilância ostensiva do estabelecimento. 

Guarda Municipal:
O Guarda Municipal é o servidor efetivado em concurso público,pertencente aos quadros de uma Guarda Municipal instituída ou de um grupamento de Guardas,encarregado , segundo a constituição federal da proteção dos bens , serviços e instalações municipais, conforme dispuser a lei.Nos dias de hoje ,os Guardas Municipais reforçam também a segurança pública auxiliando as Policias estaduais e até federais.Recebem treinamento antes de exercerem suas atividades e podem trabalhar ostensivamente usando viaturas caracterizadas, armamento letal ou não letal.O porte de arma institucional se restringe a servidores residentes em cidades com mais de 50.000 habitantes,mas o Guarda Municipal em cidades menores pode requerer o porte particular,inclusive com isenção de taxas e usar para sua proteção no trabalho e na defesa da sua família e residência.A denominação pode variar entre Guarda Municipal ou Guarda Civil Municipal,não existindo diferença no serviço.A cor padrão dos uniformes dos Guardas Municipais é o azul-marinho,sendo poucas aquelas que não adotam esta cor.As guardas Municipais são organizações eminentemente civis,não adotando regime militar como preceito.Os Guardas Municipais podem portar e trabalhar com o revolver.38, a pistola .380 e espingarda calibre 12 ,desde que com o devido porte regulamentado , particular ou funcional. ESTA MATÉRIA É ENDEREÇADA AQUELES QUE DESEJAM SABER DIFERENCIAR E APRENDER MAIS UM POUCO SOBRE PROFISSÕES ASSEMELHADAS E AO MESMO TEMPO TÃO DISTINTAS.

Texto: Direção-Geral da GMJS. 
Fonte: GUARDA MUNICIPAL DE JARDIM DO SERIDÓ. 

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Curso de Capacitação em Armamento e Tiro


Ilha Solteira - SP

A Guarda Municipal continua fazendo o curso de capacitação em armamento e tiro, no C.C.T.I.S (Clube de Caça e Tiro Ilha Solteira) Ministrado pelo Instrutor Vlademir Jorge Frazzatto, Credenciado pela Polícia Federal e pelo Exército Brasileiro, juntamente com o responsável pelo C.C.T.I.S Aparecido Reis. Também está participando do curso o Assessor do Departamento Municipal de Segurança Pública e Trânsito Ricardo Akira. Os Guardas Municipais estão fazendo a capacitação teórica e prática nos treinamentos e após a prova final. O curso abrange o treinamento em Revólver calibre 38, Pistola .380 e Espingarda calibre 12. Durante o curso o C.C.T.I.S recebeu a visita e participação de Marcos Eduardo Rocha de Lima, Policial da Rotai - Três Lagoas - MS.

Fonte: Departamento Municipal de Segurança e Trânsito.

Desentendimento entre vizinhos no Cinturão Verde "Rocinha Familiar"




Ilha Solteira - SP

A Guarda Municipal foi solicitada no dia 08/08/2011 as 09:20 min para comparecer no Cinturão Verde  "Rocinha Familiar" Quadra T lote 37 para averiguar um desentendimento entre moradores. No local o solicitante D.S.C informou que estava efetuando a troca das estacas para colocar cerca de arame farpado em frente ao seu terreno. No entanto seu vizinho do lote da frente que não se encontrava no momento, estava se queixando da troca da cerca e havia o ameaçado, dizendo que estava disposto a desmanchar o serviço que ele estava efetuando. Devido a outra parte envolvida não se encontrar e o local ser de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, foi orientado o solicitante a procurar o setor de Agronegócio para ver a situação de limite de terreno e sua regularização, e caso o vizinho venha causar danos em sua propriedade, procurar a Delegacia de Polícia Civil para providências de praxe.

Fonte: Departamento Municipal de Segurança e Trânsito.

Veículo Danifica Cancela do Portal da Praia.




Ilha Solteira - SP

A Guarda Municipal compareceu no Portal da Praia Catarina no dia 08/08/2011 as 00:40 min para auxiliar o agente de segurança S.C.S que estava de serviço no local. O servidor relatou que um veículo passou pelo portal e não parou, vindo a chocar-se com a cancela do lado direito da entrada. Com o impacto a cancela ficou danificada. A guarnição da viatura prefixo 299 GM Souza e GM Perozini compareceram no portal e adentraram as praias para tentar lograr êxito em localizar o veículo, foram feitas rondas em toda a extensão do local, porém não foi localizado ninguém, devido a cancela do fundo estar aberta, o veículo provavelmente usou o local para fuga em direção ao cinturão verde. 

Fonte: Departamento Municipal de Segurança e Trânsito.

Animal Silvestre "Lobo Guará" Resgatado".




Ilha Solteira - SP

Compareceu na sede da Guarda Municipal no dia 07/08/2011 as 19:40min, W.S.B que é encarregado de colheita da Usina Sucroalcooleira Santa Adélia situada na fazenda São Paulo, município de Castilho, trazendo um filhote de Lobo Guará. O solicitante relatou que foram avistados três animais, possivelmente a fêmea e  dois filhotes, mas um dos filhotes não conseguia acompanhar os outros, pois estava com muita dificuldade para se deslocar, sendo recolhido e observado um ferimento na pata traseira direita. O GM Moacyr que estava de plantão no controle de rádio entrou em contato com a Polícia Ambiental de Pereira Barreto dando ciência do fato ocorrido, sendo orientado a recolher o animal e apresentá-lo ao zoológico. As 07:30 min do dia 08/08/2011 a guarnição da viatura prefixo 299 GM Fabiano e GM Luiz conduziram o filhote de Lobo Guará até o Centro de Conservação de Fauna Silvestre, onde foram recepcionados pelo médico veterinário L.O.S que após examinar o Lobo Guará constatou que se tratava de um animal de aproximadamente 45 dias de vida apresentando fraturas nas duas patas traseiras, ficando aos cuidados dos responsáveis para providências de praxe.

Fonte: Departamento Municipal de Segurança e Trânsito.

Guarda Municipal Presente em Evento Esportivo





Ilha Solteira - SP

A Guarda Municipal compareceu e permaneceu nos dias 06 e 07/08/2011 no campo do Burú para dar apoio na Segurança do 3º Campeonato de Férias de Futebol realizado pelo setor de Esportes da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira. Segundo o Diretor Municipal de Esportes Jair Fernandes da Silveira, haviam 23 equipes com 12 atletas participando. O público presente entre crianças, adolescentes e pais foram de aproximadamente 350 pessoas, segundo a organização. A guarnição da viatura prefixo 299 GM Cristofoli, GM Marilza, GM Sebastião e GM Santos permaneceram no evento até o término, não registrando nenhum incidente durante o evento esportivo.

Fonte: Departamento Municipal de Segurança e Trânsito.