PATRULHEIRO PROTETOR E AMIGO

terça-feira, 29 de março de 2011

Começa ofensiva contra o narguilé em Ilha Solteira


O Poder Judiciário, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Guarda Municipal e o Conselho Tutelar de Ilha Solteira estão empenhados em uma ofensiva contra o uso de narguilé, que vem sendo amplamente difundido entre menores de idade. A intenção é orientar os pais sobre os males do fumo e também sobre a proibição da venda e a utilização desse tipo de produto por menores.
Entre os dias 03 e 05, sexta e sábado, a Polícia Militar apreendeu três narguilés e encaminhou à Delegacia de Polícia oito adolescentes. Na DP, os responsáveis e os menores foram informados que a proibição do uso do narguilé por menores de idade está no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), no artigo 243, que diz: “Vender, fornecer ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida”, traz o estatuto. A pena para quem infringe este artigo é de detenção e, em 2003, passou de seis meses a dois anos para dois anos a quatro meses e multa, se o fato não constituir crime mais grave.
As ocorrências registradas pela Polícia Militar foram no Passeio Salvador, no Passeio Salgueiro e Passeio Prado, ou seja, várias regiões da cidade, o que mostra o uso indiscriminado e crescente do produto.
Na sexta-feira, a PM abordou quatro adolescentes durante patrulhamento na Alameda Bahia, por volta das 18:13, os PM's avistaram quatro menores, sendo que dois faziam uso do narguilé. Três adolescentes tinham 13 anos e um 15. Com apoio da Guarda Municipal os menores foram conduzidos à DP. A conselheira tutelar Amanda Carolina Martins foi solicitada no local pelos PM's mas, conforme consta no Boletim de Ocorrência, ela disse que não compareceria no local e nem na DP, e que somente iria no dia seguinte anotar os dados dos menores, “contrariando o acordo” firmado entre os órgãos envolvidos no combate ao narguile na cidade. Dessa forma, os menores foram conduzidos na viatura da Guarda Municipal e os responsáveis compareceram à delegacia.
No sábado, por volta das 1 horas, a PM foi acionada e compareceu nos Passeios Salgueiro e Prado, onde dois grupos de adolescentes usavam o narguilé. Foram apreendidos dois narguilés, uma maleta e três mangueiras. Nos dois endereços foram encontrados dois adolescentes de 13 anos, um de 15 e um de 17 anos. Os três afirmaram que usam o narguilé há cerca de um ano e um há três semanas. Os responsáveis também foram chamados para tomarem ciência do acontecido e serem cientificados da obrigação de comparecer no fórum. Nesta ocorrência, além dos narguilés foram apreendidos os apetrechos e essências.
SAIBA MAIS
Estudo levanta dados preocupantes sobre o narguile

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promoveu um estudo que aponta uma realidade preocupante entre os jovens: 37% dos participantes, com idade média de 25 anos, declararam ser usuários de narguilé. O levantamento foi realizado no decorrer de 2010, com entrevistas de 932 fumantes. Metade dos entrevistados apresentou níveis preocupantes da presença de carbono no ar expirado: uma média de 2,3 vezes a mais do que o máximo aceitável.
“A indústria revestiu com cheiro e gosto o consumo do tabaco para atrair um público cada vez mais jovem”, afirma Stella Martins, diretora do Programa de Atenção ao Tagagista do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas. Segundo a diretora, uma única rodada de fumo equivale ao consumo de 100 cigarros. “Infelizmente é um hábito que carrega um forte cunho de socialização, pois ninguém o fuma sozinho”, observa Stella.
O narguilé é composto por nicotina, alcatrão e monóxido de carbono. Ao ser queimado libera metais pesados e cancerígenos, como o arsênico, chumbo, cobalto e cromo. A fumaça do narguilé aspirada pelo usuário é composta por 100 vezes mais alcatrão, 4 vezes mais nicotina e 11 vezes mais monóxido de carbono. O narguilé está enquadrado na lei antifumo que proíbe o consumo em ambientes fechados e de uso coletivo.
Fonte: www.ilhasolteira.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário