PATRULHEIRO PROTETOR E AMIGO

domingo, 28 de outubro de 2012


pcc Invade Residência de GCM de Diadema


Diadema - SP

 GCM de Diadema tem sua residência invadida por dois integrantes do PCC na data de 27 de Outubro de 2012 por volta das 10:00 hs, os meliantes invadiram a residência e encontraram apenas a filha do GCM está foi amordaçada,amarrada e viveu momentos de terror nas mãos dos criminosos que por diversas vezes fizeram ameaças de morte contra seu pai , reviraram todo o interior, furtaram objetos domésticos,um pente de pistola 380 e picharam as paredes com a sigla PCC 1533.Os meliantes antes de deixarem a residência afirmaram que iriam voltar para eliminar o GCM.
O BO foi elaborado no 1º DP área Central de Diadema.
Tanto o nome quanto o endereço foram preservados por questão de segurança .



Fotos:Amigos da Guarda Civil.

terça-feira, 16 de outubro de 2012


OS EFEITOS DO TRABALHO NOTURNO POLICIAL




Aos críticos dos profissionais que trabalham a noite, saibam que o desgaste que este agentes sofrem, o descanso é primordial e necessário, pois o serviço é diferenciado, estar atento a todos os momentos e a desatenção custa muito caro, normalmente à vida.

Para o ser humano, o que significa a perda de uma boa noite de sono? Apenas mal-humor ou cansaço físico e mental? Alguns cochilos durante o dia? Uma noite de sono interrompido ou a insônia significam muito mais, pois esses fatores exercem reflexos diretos na saúde da pessoa e no desempenho do profissional. Mesmo que o colaborador consiga manter os olhos bem abertos no seu posto de trabalho, isso não quer dizer que ele terá um bom aproveitamento e conseguirá realizar suas atividades com total eficiência. Também não se deve esquecer que um funcionário sonolento é bem mais propício a acidentes de trabalho e se sua atividade for considerada de risco, as conseqüências podem ser sérias.
Mas será que a insônia dos funcionários deve ser uma preocupação das empresas? Se os dados da Sociedade Brasileira do Sono forem levados em consideração, a resposta é afirmativa. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pela entidade, só no Brasil, 32% da pessoas dormem mal. Diante disso, as empresas e os gestores devem ficar atentos
para o fato de que, durante o dia, o organismo humano consome substâncias vitais ao seu equilíbrio e, ao mesmo tempo, produz elementos que promovem a vontade de dormir. 
Quando por algum motivo a fisiologia do sono é contrariada, é desencadeada uma agressão às células que precisam de repouso ou de trocas de substâncias. Isso não só traz conseqüências internas imperceptíveis a olho nu, mas também mina as reservas físicas do organismo. O reflexo dessa situação provoca sensações de cansaço, irritação, sonolência, desempenho aquém do esperado, entre outros sintomas negativos. E a recuperação física e mental do insone não se fará somente com apenas uma nova noite de sono. Algumas vezes, é necessária até mesmo uma semana para que se equilibrem todos os fatores envolvidos.

De acordo com a neurologista Andrea Bacelar, da Clínica Carlos Bacelar/Rio de Janeiro, a população adulta dorme, em média de 7h a 8h por noite. No entanto, há exceções. Existem, por exemplo, pessoas que podem dormir apenas cinco horas e ter a sensação de sono reparador quando acordam. Por outro lado, outros indivíduos necessitam de 10h de sono para “funcionarem” bem durante o dia. “Estes casos não são considerados distúrbios e sim variações individuais”, explica a médica.
Ela alerta para o fato de que muitos trabalhadores brasileiros têm perdido o sono em decorrência do estresse provocado pelo ambiente de trabalho e da pressão que acompanha as responsabilidades do cargo que o profissional exerce. Hoje, ressalta a neurologista, com a política de metas implantadas por muitas empresas, horários de trabalho em turnos, além da remuneração muitas vezes incompatível com a carga de trabalho, certamente os profissionais têm mais dificuldades para iniciar e manter o sono, gerando para o organismo um estado de hiperalerta.
Quando questionada sobre os efeitos que uma noite de sono perdida provoca ao desempenho do profissional, Andrea Bacelar explica que quando a pessoa dorme menos do que o organismo necessita ou adormece fora do horário do seu relógio biológico, podem surgir problemas. Em curto prazo, por exemplo, ocorre o aumento da chance de acidentes no trabalho ou na rua devido ao comprometimento do grau de alerta e também pela queda da rapidez do raciocínio. Em médio prazo, a perda do sono pode confundir o sistema endógeno (interno) a respeito da hora ideal para dormir. O que acontece ao ser humano são momentos em que se poderia descansar, mas que o organismo não respeita, pois não está sincronizado.

Os acidentes de trabalho – As pessoas sonolentas são mais suscetíveis a acidentes de trabalho, porque chega um momento em que haverá falhas nos circuitos cerebrais e as estruturas do cérebro forçarão a pessoa a cochilar com a finalidade de preservar as áreas consideradas nobres. Dessa forma, não adianta o indivíduo bancar o forte e se sobrecarregar com tarefas em vigília. Há dados que mostram isso, com riscos graves e irreversíveis que colocam vidas em perigo e isso é relatado em casos históricos como o acidente nuclear de Chernobil, o petroleiro Exxon Valdez e o ônibus espacial Challenger.

A neurologista destaca que algumas medidas podem ajudar as pessoas a vencerem o sono no ambiente de trabalho como, por exemplo, o tradicional cafezinho ou mesmo lavar o rosto com água bem fria. No entanto, isso não pode fazer parte da rotina do profissional. “Se isso ocorre com freqüência, está na hora da pessoa mudar seus hábitos ou procurar um especialista em medicina do sono. Substâncias que contêm cafeína inibem um hormônio chamado adenosina e durante o dia, ele vai se acumulando para que em um certo momento gere, no indivíduo, a vontade de dormir. Quando lanço mão desse artifício, dificulto o início do sono”, complementa Andrea Bacelar.

Ações preventivas – Os programas informativos podem conscientizar as pessoas sobre as necessidades de mudanças de hábitos que ajudam a dormir melhor e esse trabalho surge através dos programas voltados para a qualidade de vida dos funcionários. Dentre as dicas dadas pela neurologista, para que as empresas ajudem os funcionários sonolentos, ela cita o estímulo a um ambiente de trabalho menos tenso e com competitividade exagerada, salas de descanso após as refeições e uma atenção especial voltada para as horas trabalhadas.
Ela menciona ainda que grandes empresas já contratam médicos especialistas em sono para realizarem trabalhos de consultoria. Através desse tipo de investimento, destaca Bacelar, viu-se que a economia feita graças a esses profissionais é tão expressiva que os tornam pontos-chaves no manejo dos horários dos funcionários. Por fim, a médica lembra que de 20% a 50% dos adultos sofrem de algum tipo de insônia e que as pessoas com esse distúrbio sabem como isso interfere na vida delas. “Antes de tudo, deve-se procurar o auxílio médico e não ficar usando receitas da vovó e se automedicando com tranqüilizantes, pois isso, no futuro, trará conseqüências mais graves que a insônia em si”, conclui Andrea Bacelar.


Postado por Dacunha

quarta-feira, 10 de outubro de 2012


ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA - BAIRRO JARDIM AEROPORTO

Ilha Solteira - SP

A Guarda Municipal foi solicitada no dia 07/10/2012 as 14:01 min pelo Corpo de Bombeiros para comparecer no cruzamento da Rua 24 com a Rua Camocim para dar apoio em um acidente de trânsito com vítima. No local foi constatado um acidente envolvendo uma caminhonete marca S-10 2.8 D, ano 2002, cor cinza e uma motocicleta marca CG 150 Titan mix, ano 2010, cor vermelha. O condutor da caminhonete F.A.N (33 anos) relatou que estava transitando pela Rua 24 sentido Alameda Ceará, quando viu a motocicleta vindo em sua direção, porém não houve tempo para evitar a colisão frontal. A condutora da motocicleta E.G.N (36 anos) relatou que transitava pela Alameda Ceará sentido a Rua 24, quando sofreu um mal súbito e quando recuperou-se já estava no asfalto. A vítima E.G.N sofreu escoriações nas mãos e nos pés, sendo socorrida pela Equipe de Resgate do Corpo de Bombeiros e conduzida até o pronto socorro, onde ficou em observação. O veículo caminhonete não sofreu nenhum dano, porém a motocicleta apresentou danos no farol e para-lama. A guarnição da viatura Operacional prefixo 299 GM Luiz, GM Moisés e GM Evaldo  efetuaram a sinalização do local, qualificando as partes envolvidas e com o apoio da Polícia Militar conduziram os veículos envolvidos até a Delegacia de Polícia Civil para providências de praxe.

Fonte: Departamento Municipal de Segurança e Trânsito.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012


Acidente de Trânsito com Vítimas - Rodovia Gerson Dourado de Oliveira

Ilha Solteira - SP

A Guarda Municipal foi solicitada pelo Corpo de Bombeiros no dia  02/10/2012 as 18:05 min para comparecer nas proximidades do km 39 da Rodovia Gerson Dourado de Oliveira para dar apoio em um acidente de trânsito com vítimas envolvendo um veículo marca Gol 16 V sport, ano 2002, cor prata e um Caminhão Trator marca Mercedes Benz LS 1634, ano 2004, cor branca. No local o condutor do Gol C.E.D relatou que estava em quatro pessoas dentro do veículo transitando sentido Itapura - SP / Ilha Solteira - SP, quanto efetuou uma manobra de ultrapassagem pelo Caminhão Trator, porém perdeu o controle do veiculo após efetuar a ultrapassagem,  vindo a cair na ribanceira do lado direito da pista. Já o condutor do Caminhão Trator J.I.B que transitava no mesmo sentido e estava  carregado com móveis relatou que o veiculo Gol ao tentar efetuar a ultrapassagem perdeu o controle vindo a cruzar a sua frente e para evitar a colisão acionou o sistema de frenagens e ao efetuar manobra para o acostamento perdeu o controle do Caminhão vindo a cair na ribanceira parando sobre o veículo Gol. Dos quatro ocupantes do Gol, apenas uma pessoa foi socorrida pela Unidade de Resgate prefixo 501 e conduzida até o hospital devido estar sentindo dores na cabeça permanecendo em observação no pronto socorro, os outros ocupantes não sofreram ferimentos e permaneceram no local relatando o ocorrido. O condutor do Caminhão também não sofreu nenhum ferimento. A guarnição da viatura Operacional prefixo 299 GM Cristofoli e GM Luiz permaneceram no local efetuando a sinalização e o controle do fluxo do trânsito até a chegada da Polícia Rodoviária Estadual e a equipe do D.E.R (departamento de estrada e rodagem) para providências de praxe para a retirada dos veículos envolvidos no acidente.

Fonte: Departamento Municipal de Segurança e Trânsito.


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Prefeitura de Cosmópolis adquire fuzis para Guarda Municipal

Cosmópolis é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º38'45" sul e a uma longitude 47º11'46" oeste, estando a uma altitude de 652 metros. Sua população estimada em 2010 era de 58.827 habitantes. Três rios cortam o município, o ribeirão Três Barras, rio Jaguari e rio Pirapitingüi. Contém uma represa que abastece toda a cidade, sem riscos de necessidades de racionamentos, o ano todo.


Chegaram esta semana a Cosmópolis dois reforços importantes à Segurança Pública da cidade. A Prefeitura adquiriu dois fuzis para o combate ao crime. As armas serão usadas pela Guarda Municipal de Cosmópolis através do grupo especializado Romu (Rondas Ostensivas Municipais), para garantir a repressão ao crime organizado. Trata-se de duas armas de marca Safir, modelo T-14, de fabricação turca.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Carlos Alexandre Braga, somente Cosmópolis e Campinas possuem este tipo de armamento. A importação é restrita e só pode ser autorizada pela Polícia Federal, explica o Braga. Com isto, a Guarda Municipal de Cosmópolis possui armamento de primeira linha. As aquisições fazem parte do processo de aparelhamento e reestruturação da Guarda Municipal de Cosmópolis.
Com a reestruturação da corporação, a Prefeitura de Cosmópolis conseguiu reduzir drasticamente os índices de violência no município. O objetivo é potencializar o trabalho qualificado que já é realizado por uma Guarda Municipal equipada e devidamente treinada para usar armas no combate ao crime e garantia de seguranças às famílias de Cosmópolis.